Três vezes 09

Antes de começar a ler este post, preste atenção à data da sua publicação.

 

É isso aí, hoje é dia 09/09/09!

Datas como essa são consideradas belas ou surpreendentes, pela repetição dos algarismos. Realmente, deve ser muito bonito ter um fato importante da vida associado a uma data como essa. Entretanto, do ponto de vista matemático, essa combinação de números não significa muito. Devemos lembrar que essa data é a que utilizamos no calendário ocidental, uma convenção aceita na maior parte do mundo. Mas há outros calendários, em que o tempo é registrado de maneira diferente, como alguns calendários religiosos ou de países orientais. Portanto a data deve ser lembrada pela sua beleza, e não por algum significado mágico que possa ter. Basta lembrar que, há exatamente 10 anos, a data 9/9/99 era esperada como o Dia do Juízo Final… e ainda estamos aqui.

O dia de hoje parece ser associado a um significado mais positivo. Na China, o som da palavra que é usada para dizer “nove” (gau) é parecido com a palavra que significa “duradouro”. Por esse motivo o dia 9 de qualquer mês é o preferido para realizar casamentos, na intenção de que os laços matrimoniais se beneficiem da ideia associada. Hoje, pela combinação de tantos algarismos 9, os cartórios chineses montaram um esquema especial para atender ao grande números de casais que pretendem oficializar sua união.

Para marcar o dia de hoje, então, veja esse curioso relógio. Para os chineses, deve trazer sorte em todas as horas do dia! Para nós, matemáticos, é mais um jeito divertido de ver as horas.