Matemática: a ciência que não envelhece

Leia esse livro de mais de 2000 anos que continua atual.

Você sabe qual é o segundo livro com o maior número de edições publicadas no mundo? A vice-liderança na lista dos best sellers mundiais, logo depois da Bíblia, pertence a um livro de… Matemática!

O nome dessa obra é Os elementos, um tratado de matemática e geometria escrito pelo grego Euclides por volta de 300 a.C..

Provavelmente você não leu esse livro, e talvez nunca tenha ouvido falar dele, mas ali está a base de toda a Matemática e Geometria que você aprendeu na escola. Em sua obra Euclides reuniu e organizou todo o conhecimento matemático de sua época.

Os elementos está dividido em 13 livros. Os seis primeiros tratam da Geometria plana; outros três abordam a teoria dos números, e o décimo trata dos números incomensuráveis (irracionais). Os últimos livros tratam da geometria espacial.

Apesar da sua importância, se você desejasse ler essa obra em português, só teria acesso a uma tradução feita no século 18 de uma versão comentada da obra. Agora, está sendo lançada no Brasil uma edição completa e moderna de Os elementos, traduzida diretamente do grego pelo professor Irineu Bicudo, da Unesp – Rio Claro.

Em um post anterior, aqui no blog, eu já relatei a importância da obra de Euclides. Se você quer saber mais sobre esse assunto, clique aqui.