A estrutura das pontes

Aprenda, na prática, a construir uma ponte resistente.

Você já parou para admirar alguma ponte, pensando no “milagre” que a faz se manter firme e ainda suportar o peso de caminhões, carros e pessoas?

Por todo o mundo há exemplos maravilhosos dessas obras de engenharia que, apesar de apresentarem uma estrutura leve e delicada, suportam cargas pesadíssimas.


Enciclopedia Delta


Enciclopedia Delta


Enciclopedia Delta

O segredo das pontes está nas técnicas elaboradas e nos cálculos cuidadosos que são feitos para que o seu peso se distribua por seus apoios. Estruturas triangulares, cabos, arcos, são alguns dos recursos utilizados.

Tudo isso é aprendido nos cursos de Engenharia, e uma das atividades que ajudam os futuros engenheiros a aprender as técnicas que usarão futuramente é a construção de pontes de… macarrão.

Usando fios de espaguete como se fossem vigas, é possível construir modelos de pontes aplicando as mesmas técnicas utilizadas em pontes 1000 vezes maiores.


Thiago Haus

Os resultados finais, além de apresentarem a mesma beleza das pontes reais, possuem uma resistência bem grande. Muitas vezes os alunos competem entre si para ver quem consegue construir a ponte que suporte a maior carga.

Quer experimentar seus talentos de construtor? Clique aqui para ver um tutorial detalhado de como fazer a sua ponte.

Clique em Arquitetura em cálculos e depois selecione Como montar uma ponte de macarrão.