Geometria e GPS

O que é triangulação?

O sistema de posicionamento global GPS (Global Positioning System) é composto por 24 satélites que proporcionam a navegação por triangulação de ondas de rádio.

 

 

 

O conceito que permite utilizar as informações dos satélites para determinar uma posição na superfície da Terra, chamado de triangulação,  está profundamente ligado a conceitos de Geometria.

Como isso é feito?

O aparelho GPS capta o sinal de um satélite, que informa a hora exata em que o sinal foi enviado e a posição em que o satélite se encontrava nesse momento. A diferença entre o horário de envio do sinal e o de recebimento pelo aparelho determinam o tempo que o sinal levou para chegar ao aparelho. Multiplicando esse valor pela velocidade da luz é possível determinar a distância exata (d) do aparelho ao satélite.

Entretanto, a informação de apenas um satélite não é suficiente para determinar a posição do aparelho. Todos os pontos que estão à distância d do satélite formam uma circunferência sobre a superfície da Terra, que indica a localização provável do aparelho.

 

 

 

Com a informação de um segundo satélite é possível traçar uma segunda circunferência de posições prováveis, e a intersecção com a primeira determina duas prováveis localizações. Somente com a informação de um terceiro satélite é que é possível determinar a localização precisa do aparelho.